quinta-feira, 29 de outubro de 2015

O legado de Freud

Freud nasceu em Freiberg, Tchecoslováquia, no ano de1856, sendo ele responsável pela revolução na pesquisa da mente humana. Formado em medicina e especializado em tratamentos para doentes mentais, ele criou uma nova teoria, dizendo que as pessoas que ficavam com a mente doente eram porque mantinham os seus sentimentos presos e não os manifestava.

Também Freud descobriu a sexualidade infantil sendo desvinculada a ideia de que apenas ocorreria na adolescência. A partir disso, a sexualidade não está direcionada apenas nos órgão genitais, mas sim, em algo que nos dá prazer, como a amamentação, o contato com o corpo da mãe e o fato de sugar. 

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Ato de brincar

Assistindo o vídeo “Território de brincar” pude perceber e afirmar ainda mais o meu modo de pensar sobre a importância de brincar. Sabemos que através das brincadeiras e do lúdico desperta a criatividade, imaginação, traça objetivos, cria expectativas, favorece a socialização e interação das crianças, entre outros.
Em sala de aula, noto que brinquedos simples e até mesmo sucatas fazem a alegria dos pequenos. Quando falamos que iremos brincar com a caixa de potes, tampas, panelas... É aquela festa, e assim, fazem comida, lavam e secam cabelos, fazem ligações, tomam água (imaginária), etc.
Agora eu entendo o porquê eu adorava as panelas da minha mãe!

segunda-feira, 26 de outubro de 2015


Texto coletivo


Na disciplina de Seminário integrador, foi proposta a atividade da construção de uma história coletiva, sendo o nosso grupo responsável na elaboração de um conto que enfoca a comédia.
A história está sendo desenvolvida tranquilamente, sendo que é reflexivo escrever para o outro dar continuidade e vice-versa, pois não sabemos se estamos atingindo o objetivo do colega. Por outro lado, é instigante poder expressar a nossa opinião e perceber o andamento da mesma.



quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Leitura para as crianças


Hoje, lendo uma história para as crianças (Dez pequenos animais), veio-me em mente escrever sobre esse tema no blog. Sabemos que a leitura é fundamental para o desenvolvimento do ser humano desde a gestação. Na minha atuação na Educação Infantil, percebo o quanto a leitura fascina as crianças e demostra a emoção, o mistério, a imaginação, o lúdico... Também, vejo que eles adoram ouvir, retratar ou imitar o que está sendo contado. Por isso, é importantíssimo o manuseio de livros, folhar, rasgar, reconhecer imagens, sentir a textura, o cheiro, enfim, aventurar-se no mundo de leitura.


quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Aprender em Rede


O conhecimento é construído a partir do conhecimento prévio, do incentivo, do conhecimento de mundo, experiências, entre outros. Com isso, aprendemos em rede e formamos uma “teia” de relações.
Também, o ato de saber se dá tanto individualmente, através da curiosidade e no desbravamento de novidades, no levantamento de hipóteses, entre outros, como também na ação coletiva, sendo adquirido com o grupo e em diferentes espaços.  Assim sendo, é fundamental incentivar grupos de estudos, trabalhos coletivos, técnicas que envolvam o relacionamento, etc.


terça-feira, 20 de outubro de 2015

 Pequenas Corrupções

Na aula de história retratamos vários temas, sendo um deles as pequenas corrupções. A maioria das vezes, reclamamos dos políticos, ministros ou pessoas superiores, assim, dizemos que roubam, sonegam, desviam verbas, etc.
Ao mesmo tempo, cometemos pequenas corrupções que aos poucos se tornam um hábito, sendo elas: solicitação do valor da nota superior ao do consumido, compra de mercadoria sem procedência, pois o valor é inferior, idas ao Paraguai passando da cota, entre muitas outras coisas.

Com tudo isso penso que o justo é essencial e um dos valores necessários para a bom convivência. Nós, professores, devemos ter em mente que o exemplo é fundamental também em sala de aula. Acredito que a imagem acima retrata perfeitamente as pequenas corrupções.

quinta-feira, 15 de outubro de 2015


Dia do Professor!!!



Uma data muito importante e significativa para todos nós. 
Educar é uma ação diária e muito gratificante pois temos em nossas mão a possibilidade de melhorar a nossa sociedade.
Cabe a cada uma de nós desempenhar o nosso papel com responsabilidade, carinho e amor!
Amo o que eu faço e o curso de Pedagogia está me possibilitando um novo olhar sobre a educação juntamente com a prática.
Parabéns!!!
Abraços da Fran


terça-feira, 13 de outubro de 2015

As crianças...


Ontem foi feriado pelo dia da Padroeira do Brasil e juntamente comemoramos o  dia das crianças, assim sendo, penso no quanto estamos criando os nossos pequenos cada vez mais consumistas e midiáticos.
Sabe-se que esta data desperta o consumo de brinquedos, jogos, roupas, maquiagem, etc. Assim, temos crianças e adultos ostentando objetos e bens materiais.

Por isso, questiona-me: quantos pais realmente brincam com os filhos?  Ou será mais fácil suprir o carinho e afeto por brinquedos? Não devemos esquecer que as crianças de hoje serão os adultos de amanhã. E como serão?

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Frustrações...e NÓS?



Na aula de quinta-feira, na disciplina de Psicologia, trabalhamos com a questão das frustrações, sendo que, não se aprende a lidar com elas no mundo moderno. Assim, somos cobrados a sermos perfeitos e bons em tudo e a todo o momento.
Complicado, não? Muitas vezes, as frustrações e as cobranças nos deixam e irradiam muitas preocupações, surgindo às doenças. Na nossa área da educação, quantas colegas estão afastadas por estarem doenças? E nós? Como estamos psicologicamente?
Cabe a cada um analisar a si mesmo e pensar o que realmente vale a pena!

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Alfabetização


Pensando e refletindo sobre a alfabetização vejo que não tenho muitas recordações da minha, sendo que, iniciou-se em casa, sendo que a minha mãe e minha irmã liam para mim e incentivavam a todo o momento. Também, gostava muito de brincar de “aula” na varanda da minha casa, onde tinha quadro negro, giz, mesas e cadeiras (imaginárias), entre outros.

Outro fator que possuo referente ao tema é negativo, pois me recordo de uma professora que nos fazia ler em frente ao quadro e perante aos colegas, caso você errasse alguma coisa, tinha que ler tudo novamente, portanto, isso me marcou muito e até hoje tenho certo receio de ler em público. Contudo, penso: Quais serão as marcas que deixarei nos meus alunos? Positivas? Negativas? Espero que sejam ótimas. 

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Id, Ego e Superego


Na aula de Psicologia, trabalhamos com o Id, o ego e o superego, assim, não tinha pensado no quanto eles estão presentes no nosso cotidiano, sendo que, com os exemplos e as nossas experiências em sala de aula, facilitou na construção do conhecimento.
Superego: Censura internalizada, ou seja, a consciência fica pesada.
Ego: ocorre a mediação com a realidade e surge a compreensão do mundo.

Id: Necessidades biológicas e assim, é natural.

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

BICHOS com X


Depois de uns dias sem registrar no blog, hoje postarei algumas reflexões pensadas no decorre da trajetória do semestre.
Toda quinta-feira à noite saio da aula de Pedagogia movida nas minhas próprias ações e pensamentos. Garanto que, estão sendo construídos momentos de muito saber e reflexão.
Assim, fiquei muito impressionada com o trabalho desenvolvido no Seminário Integrados II, ou seja, adote um bicho. Com isso, pude conhecer melhor as minhas colegas e voltar a trabalhar com o Pbworks, sendo que, não tinha mais utilizado.
Acredito que será um trabalho interessante e de ajuda constante de ambas as partes.