terça-feira, 27 de setembro de 2016

Medo de escrever?
imagem retirada da internet
Penso que sim e acredito que temos medo de escrever em virtude de quem irá ler. Questões como: será que está certo? Expressei-me bem? Quem irá ler? O leitor irá criticar? São muito comuns na hora da escrita, porém com a prática iremos melhorá-la cada vez mais.
Observando o meu blog, vejo que os registros semanais colaboram no meu crescimento e reflexão tanto no campo profissional e pessoal. A partir das minhas postagens posso voltar na minha trajetória, ver e perceber meus avanços, os acertos e erros, as minhas dúvidas, preocupações, conhecimentos e aprendizagens adquiridas no decorrer do tempo e com isso, confrontar com a realidade e as novas percepções.

Portanto a escrita é fundamental para construir novos conhecimentos. 





sábado, 24 de setembro de 2016

Formação dos professores

imagem retirada da internet
Na semana que passada, em uma reunião pedagógica estávamos debatendo sobre a formação dos discentes, sendo que percebi diferentes pontos de vista, sendo que a maioria concorda da importância e alguns discorda em virtude do baixo salário, do investimento alto, entre outros.
Penso que os profissionais da educação precisam de um investimento educativo contínuo e assim, a metodologia e os conteúdos precisam estar ligados diretamente na melhoria do ensino.
A formação é um processo crítico e reflexivo sobre a nossa prática pedagógica e assim, nós professores temos que proporcionar as capacidades vividas, juntamente com as diferentes formas de viver na sociedade e relacioná-la com a cultura.

Também, os professores necessitam organizar e coordenar as situações de aprendizagem, visando à formação do aluno pensante e construtor de conhecimento. 
Gaiolas ou Asas?
Imagem retirada da internet
Esta semana li o texto “Gaiolas ou Asas” de Rubem Alves, na interdisciplina de Seminário Integrador IV, e assim, pude pensar no quanto somos importantes na libertação ou aprisionamento dos nossos educandos.
Segundo o autor “Escolas que são asas não amam os pássaros engaiolados. O que elas amam são os pássaros em voo.” Concordo com a opinião de Alves, sendo que devemos proporcionar a oportunidade de nossos alunos voarem e experimentarem novos ambientes, conhecimentos, pessoas, enfim, explorarem outros mundos.
A prática escolar constitui uma ação planejada, continuada e sistemática para os alunos, assim, toma por si o objetivo de formar cidadãos capazes de atuar com competência na sociedade em que vivem, juntamente com a capacidade de exercer seus direitos e deveres. Com isso, nós professores, somos instigadores das curiosidades e assim, capazes de libertá-los das gaiolas. 

terça-feira, 20 de setembro de 2016


Síntese Reflexiva


Imagem retirada da internet

A síntese reflexiva é uma maneira de retomar o que foi estudado no decorrer do semestre, relacionando a teoria com a prática docente, juntamente com a interdisciplinaridade.

Com isso, refletimos e pensamos sobre o nosso cotidiano escolar e a prática educacional, visando os alunos, os professores, aprendendo com os erros e conflitos, entre outros.  Assim, a síntese é um momento de pensar sobre o que aprendemos e o nosso papel como educador.

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

A escrita é fundamental na formação profissional?
Imagem retirada da internet

Sim, a escrita é fundamental na formação de todo o profissional, sendo que através dela manifestamos e registramos nosso conhecimento, tornando um meio de comunicação com o mundo e com nós mesmos.
Assim, tanto os pais como educadores precisam estimular a leitura e escrita desde cedo, ocorrendo um melhor desenvolvimento intelectual e crítico na formação humana, sendo capaz de refletir sobre a sociedade criticamente, juntamente com a transformação dela.
“Quando somos o que escrevemos, a(r)riscamos: somos escritores, protagonistas da nossa obra.”  (Trece, 2003, p. 115). Assim, penso que o blog está sendo um espaço pelo qual consigo registrar a minha trajetória com o curso de Pedagogia, com a atuação em sala de aula, com os novos conhecimentos, desafios, entre outros. 

Enfim, sou a protagonista do meu conhecimento. 

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Mito da caverna

Imagem retirada da Internet
Estar em contato com o outro, juntamente com a troca de experiências e o conhecimento nos motiva e nos impulsa sobre nossos conhecimentos.  Isso ocorreu na aula de Seminário Integrador IV, na apresentação do Workshop de Avaliação da colega Michele. Assim, ela retratou o “Mito da caverna” de Platão e me desacomodou e fez com que pesquisasse mais sobre isso.
Eu tinha um breve conhecimento sobre o tema, mas não havia relacionado com as interdisciplinas deste semestre. Assim, penso que os prisioneiros somos nós mesmos que, estamos acostumados com nossos hábitos, culturas, tradições, etc., sendo que o novo, muitas vezes, nos dá medo e nos recua. Por isso, “sair da caverna” requer esforço, estudo, aprendizagem e vontade.

Percebo que o Curso de Pedagogia está fazendo com que eu “saia da caverna” e fazendo reflexão da teoria com a prática cotidiana, ou seja, experimentar no meu dia a dia. 

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Portfólio de Aprendizagem
Imagem retirada da internet
Através do portfólio de Aprendizagem podemos registrar nossos avanços em relação às aprendizagens adquiridas e também, nos tornar seres pensantes sobre a nossa prática, juntamente com a teoria. Conforme escrevemos vamos aperfeiçoando nossa escrita, tornando mais significativa e materializando nosso conhecimento.

No blog aprendemos articular as nossas aprendizagens com o dia a dia escolar, relacionando a teoria com a prática.  Contudo, temos o registro da nossa trajetória no decorrer do curso.

sábado, 10 de setembro de 2016

Retomada do semestre

Imagem retirada da internet

Todo o início é um novo desafio e um momento em que planejamos nossos objetivos e planos. 
Espero que este semestre seja construtivo, recheado de muito conhecimento e ideias para colocarmos em prática na nossa sala de aula.
Vamos lá!!! Muito estudo, troca de experiências, leituras, conhecimentos, relação com o nosso cotidiano profissional e pessoal, entre muitos outros...
“Tenho em mim todos os sonhos do mundo” (Fernando Pessoa)

Abraços Franciele Barille