quarta-feira, 26 de abril de 2017

 Tempo... tempo... tempo
Imagem retirada da internet
Estamos realizando a pesquisa na disciplina de “Psicologia da Vida Adulta” referente à passagem do tempo ser rápido demais quando somos adultos e também, na disciplina de “Seminário Integrador V”, relatamos sobre as nossas dificuldades no decorrer dos semestres.
Assim, hoje percebo que estou com muitas dificuldades relacionadas ao tempo e me parece que não consigo “vencer” as atividades cotidianas, desde pessoais e profissionais.  Posso garantir que estou sentido na pele a rapidez que o tempo passa nesta fase.
Será que não consigo me organizar?
Estou realizando muitas atividades ao mesmo tempo?
É comum nessa fase?
Será que vou conseguir atingir minhas metas, desde pequenas, grandes e ENORMES?

Enfim, hoje sinto que a questão levantada para a pesquisa irá me ajudar a entender melhor e também a refletir sobre minhas ações e frustrações.

sábado, 22 de abril de 2017

Érikson e a Teoria Psicossocial do Desenvolvimento

Após ler o texto, “Érikson e a Teoria Psicossocial do Desenvolvimento”, observei que Érikson divide o ego em vários segmentos, sendo eles:
1.    CONFIANÇA BÁSICA X DESCONFIANÇA BÁSICA
Fase da infância inicial, sendo que a mãe é quem passa a confiança;
2.    AUTONOMIA X VERGONHA E DÚVIDA
A criança tem controle de alguns movimentos musculares e a crinala já possui a livre escolha, ou seja, a vontade. Porém, os pais precisam dar o grau certo de autonomia para as crianças.
3.    INICIATIVA X CULPA
A combinação da confiança incentiva a iniciativa e colabora com a responsabilidade.
4.    DILIGENCIA X INFERIORIDADE
Controla a atividade física e intelectual e assim, inicia o interesse pelo trabalho, pois remete a competência.
5.    IDENTIDADE X CONFUÇÃO DE IDENTIDADE
O adolescente precisa de segurança frente as transformações físicas e psicológicas deste período.
6.    INTIMIDADE X ISOLAMENTO
Associação de um ego com outro.
7.    GENEROSIDADE X ESTAGNAÇÃO
A preocupação que o indivíduo possui com tudo o que pode ser gerado, como por exemplo: filhos, ideias, produtos, entre outros.
8.    INTEGRIDADE X DESESPERO
O indivíduo reflete sobre sua própria vida, o que fez ou não, se preocupa com a morte, etc. Assim, tem aqueles que presenciam esse momento de maneira positiva, ou seja, de ter atingido os objetivos, dividir as experiências e sabedorias, entre outros.

Após a leitura associei o texto com a atividade desenvolvida na disciplina de Psicologia da Vida Adulta, sendo que identificamo-nos nos dois últimos itens, pois nos relaciona com o passar do tempo e a vida adulta.

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Questionar os alunos
Imagem retirada da internet
Semana passada, realizei o questionamento com os alunos do Maternal I, sobre o que eles gostariam de aprender, visto que estamos iniciando o desenvolvimento do PA. Após o início do estudo do Projeto de Aprendizagem, passei a observar mais os meus alunos e principalmente as dúvidas, conversas entre si e com os adultos, expressão corporal, entre outros.
Dos treze alunos nem todos perguntaram, creio que isso ocorreu em virtude da timidez ou até mesmo por insegurança, sendo que a maioria começou a frequentar a escola este ano.

No momento em que realizei as questões percebi que eu estava tensa e ao mesmo tempo curiosa, porém fiquei feliz em perceber os seus interesses. Acredito que será um trabalho muito construtivo e prazeroso.  

segunda-feira, 17 de abril de 2017

Dificuldades?
imagem retirada da internet
Sim e muitas. No desenvolvimento do fórum da disciplina de Seminário Integrador V, retratamos as nossas dificuldades, tanto profissionais como pessoais, no decorrer do curso e assim, penso que tive (tenho) muitas.
Nos dos semestres anteriores sempre consegui atingir as metas, as postagens no blog e principalmente os prazos, mas as minhas maiores dificuldades foram relacionadas à organização do tempo, trabalho excessivo, o sono (muito presente) e às vezes, preguiça.
Este semestre estou começando a voltar à ativa em todos os sentidos, visto que fiquei parada aproximadamente dois meses por problemas de saúde. Posso garantir que este foi um grande problema no início deste ano, mas que me trouxe muita aprendizagem para a vida, principalmente no campo pessoal.  Assim, estou me acostumando a dormir mais tarde, ter uma rotina e organizar todas as tarefas.

Fazendo esta análise sinto-me contente por ter conseguido vencer vários obstáculos, uns mais difíceis e outros mais fáceis. Sei que sou persistente e tenho muita vontade de vencer.  Em um curso do Mister Mind , realizado no ano de 2014 escutei uma frase muito importante e que levo para a vida, sendo ela: “Se há problemas, há soluções.”

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Ser reflexivo
imagem retirada da internet
Lendo o texto “Ser professor reflexivo”    de Isabel Alarcão pude refletir e pensar sobre o que é ser um professor reflexivo e também a ligação com o aluno.
Segundo o texto, ser um profissional reflexivo requer a compreensão de quem eu sou e o lugar que ocupo na sociedade. Penso que é fundamental nos conhecer visto que, os alunos percebem os nossos sentimentos e frustrações e também, nós percebemos neles.

A sociedade em que estamos inseridos está em constante mudança e nós também, sendo que estamos ficando cada vez mais inquietos, questionadores e em busca de novos saberes. Assim, tornamo-nos reflexivos, sendo esta uma capacidade que é desenvolvida no decorrer do cotidiano.

Fonte: https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/1931483/mod_resource/content/2/Ser_professor_reflexivo_Isabel_Alarcao.pdf

segunda-feira, 10 de abril de 2017


Curtir o momento!

i
imagens retiradas na internet
Realizando um curso a distância durante as férias, li o texto ‘’Clicar, em Vez de Viver, Tornou-se Norma!’’, da revista Carta Capital, onde enfoca o ato de apenas fotografar e não vivenciar o momento. Através dessa leitura fiz a relação com a escola e cheguei à seguinte conclusão:
Penso que a escola poderia contribuir na educação do olhar, sendo através de pesquisas, roda de conversa, trabalhos que envolvam a criatividade, debates, entre outros. Estamos vivendo em uma sociedade onde a tecnologia (celular, internet, entre outros) estão ocupando o lugar da conversa presencial, das brincadeiras e passeios ao ar livre, etc.
Muitas vezes, mesmo estando perto a tecnologia afasta o momento, e consequentemente, gera pessoas imediatistas e individualistas, e assim, não aproveitando o momento em si, conforme o texto enfoca.

Assim, logo que iniciei as leituras para o desenvolvimento do tema “ Percepção do tempo na vida adulta” , na interdisciplinar de “Psicologia da vida adulta” lembrei deste texto, pois penso que estamos deixando de aproveitar o momento e quando notamos o tempo passou e não o vivenciamos realmente. 
Fonte: https://www.cartacapital.com.br/cultura/clicar-em-vez-de-viver-tornou-se-norma

sábado, 1 de abril de 2017

2017/1-Aberta a temporada do Blog
imagem retirada da internet
Inicia-se outra etapa: quinto semestre.
Espero construir novo saberes e me desafiar a todo o momento. Também, a cada novo semestre surgem novas dúvidas, incertezas, medos, mas acima de tudo, coragem, conhecimento, amizade e esperança de uma educação melhor a cada dia.  
Boa sorte a todo grupo e ótimos estudos!!!
Abraços Franciele Barille