sábado, 24 de março de 2018

 Evolução da tecnologia na minha trajetória educacional


EDUCAÇÃO INFANTIL OU ENSINO FUNDAMENTAL


  
ENSINO MÉDIO



COTIDIANO UNIVERSITÁRIO

Mimeógrafo
Retro projetor
Plataformas digitais
Laboratório de Ciências
Xerox
Impressora
Sala de vídeo
Caixas de som na sala de aula (rede):
Pen drive
Fita cassete
DVD
Wi-fi
Aparelho de som
CD

datilografia
Internet com fio


Sala de Informática


Impressora


Nunca tinha pensado no quanto a tecnologia avançou durante a minha trajetória educacional, sendo que realizando a atividade de Educação e Tecnologia da Comunicação e Informação pude notar e refletir. Acredito que essa evolução trouxe muitos benefícios e facilidades, sendo através da internet, das redes sociais, das plataformas, etc. 
Com certeza, irá evoluir muito ainda!

segunda-feira, 19 de março de 2018


 Quem ousa ensinar, nunca deve parar de aprender”.
Jonh Cotton Dana

imagem retirada da internet
Hoje, lendo um texto me deparo com a seguinte frase de Jonh Cotton Dana: “Quem ousa ensinar, nunca deve parar de aprender”. Assim, faço relação com o uso das tecnologias em sala de aula, onde somente o uso das TIC não soluciona as demandas educacionais atuais, visto que as relações e a construção do conhecimento precisam estar interligadas, juntamente com a formação continuada dos profissionais, infraestrutura, materiais adequados, motivação de toda a equipe e educandos, construção de uma relação construtiva com a família, etc. Com todo esse envolvimento a tecnologia funciona como ferramenta no ensino-aprendizagem, onde desenvolve as habilidades e competências, cria relações com o mundo, estabelece vivências e novos saberes, entre outros.
Penso também que no contexto escolar, o professor desempenha um papel importantíssimo em contato com as tecnologias e na inserção curricular. Assim, o educador pode e precisa estar atualizado, facilitando o planejamento, a cativação e motivação dos educandos, a criatividade, a participação, o envolvimento da turma, entre inúmeros outros benefícios.
 Basta querer e estar sempre buscando novos saberes!

segunda-feira, 12 de março de 2018


Como é essa escola? 
(Baseado na atividade de Seminário Integrador VII)

Vídeo retirado do YouTube
Essa escola é TRADICIONAL, onde:
Portas se fecham...
O sinal toca exatamente aos 45 minutos...
O professor é o grande conhecedor e o aluno apenas escuta...
A Educação é Bancária...
Compartimentalização do conteúdo...
Etc e mais etc.
Já conhecemos as características acima como a nossa palma da mão, porém ainda perpetuamos nesse método em alguns momentos, seja na carga horárias, nas facilidades, na acomodação, entre outros.
Penso que precisamos repensar a escola como um todo, seja através do currículo e de toda a estrutura. Com isso, a Instituição passa a ser um local de produção, onde ocorre a pesquisa, o planejamento, a execução e o ato de avaliar e não apenas de transmissão de cultura e conhecimento.  As experiências vividas na escola podem preparar os indivíduos e suas reais necessidades, sendo que são resultados de suas autorias e de processos participativos.