quinta-feira, 25 de junho de 2015

            Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”. 
Paulo Freire




          Após muito tempo, essa semana retomei a leitura do livro “Pedagogia da Autonomia” de Paulo Freire, assim, pude refletir e pensar na construção do saber de modo contínuo e eficiente.
Selecionei a frase acima, pois creio que tem um grande síntese do nosso trabalho educacional. Assim, anos passados os professores apenas ensinavam, mas com o passar do tempo, evoluiu muito positivamente. Creio que ensinamos, mas, em contrapartida, aprendemos muito. Quantas coisas novas aprendemos diariamente? Com nossos alunos? Com suas famílias? Com nossa escola? Com a sociedade?

            Nunca tinha parado para pensar, ou seja, quando comecei a trabalhar na escola tinha que visão dela? E agora, como a vejo? 

2 comentários:

  1. Sim, realmente o ato de ensinar e aprender é uma via de mão dupla: aprendemos ao ensinar e ensinamos aprendendo. Que bom que é assim. E que sejamos maduros e flexíveis para modificar nossas posturas, nos reciclarmos e nos tornarmos pessoas ainda melhores. Dessa forma, poderemos contribuir para uma sociedade ainda melhor.

    ResponderExcluir
  2. Sim, realmente o ato de ensinar e aprender é uma via de mão dupla: aprendemos ao ensinar e ensinamos aprendendo. Que bom que é assim. E que sejamos maduros e flexíveis para modificar nossas posturas, nos reciclarmos e nos tornarmos pessoas ainda melhores. Dessa forma, poderemos contribuir para uma sociedade ainda melhor.

    ResponderExcluir