segunda-feira, 10 de abril de 2017


Curtir o momento!

i
imagens retiradas na internet
Realizando um curso a distância durante as férias, li o texto ‘’Clicar, em Vez de Viver, Tornou-se Norma!’’, da revista Carta Capital, onde enfoca o ato de apenas fotografar e não vivenciar o momento. Através dessa leitura fiz a relação com a escola e cheguei à seguinte conclusão:
Penso que a escola poderia contribuir na educação do olhar, sendo através de pesquisas, roda de conversa, trabalhos que envolvam a criatividade, debates, entre outros. Estamos vivendo em uma sociedade onde a tecnologia (celular, internet, entre outros) estão ocupando o lugar da conversa presencial, das brincadeiras e passeios ao ar livre, etc.
Muitas vezes, mesmo estando perto a tecnologia afasta o momento, e consequentemente, gera pessoas imediatistas e individualistas, e assim, não aproveitando o momento em si, conforme o texto enfoca.

Assim, logo que iniciei as leituras para o desenvolvimento do tema “ Percepção do tempo na vida adulta” , na interdisciplinar de “Psicologia da vida adulta” lembrei deste texto, pois penso que estamos deixando de aproveitar o momento e quando notamos o tempo passou e não o vivenciamos realmente. 
Fonte: https://www.cartacapital.com.br/cultura/clicar-em-vez-de-viver-tornou-se-norma

2 comentários:

  1. Oi Franciele,
    Este é um tema muito interessante, pois a evolução tecnológica é uma característica presente na sociedade contemporânea. No entanto, os efeitos psicossociais sobre essa característica afetam as relações interpessoais e precisam ser debatidos!
    Será que estamos passando um momento de transição ou adaptação? Será possível conciliar o avanço tecnológico e o aproveitamento tempo? Como podemos conciliar essas questões no contexto escolar?
    Abraço, Tutora Tais

    ResponderExcluir
  2. Oi Tais!!!
    Penso que estamos nos adaptando aos avanços tecnológicos, pois se pensarmos a aproximadamente 15 anos atrás não tínhamos praticamente nem computador e hoje são inovações contínuas. Assim, podemos conciliar o tempo com a tecnologia, porém temos que nos "policiar" e ver realmente o que vale a pena, ou seja, ex: ficar no facebook ou ler um livro, caminhar, passear, ficar com a família, etc.?
    Na sala de aula é fundamental o uso da tecnologia e assim, devemos possibilitar o aluno a refletir e pensar sobre o tema.
    Abraços da Fran

    ResponderExcluir