quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

UM “TOC” NA CUCA

Na disciplina Seminário Integrador II, realizamos a atividade de leitura e reflexão capítulo 4: Seja Prático, do livro UM “TOC” NA CUCA de Roger Von Oech. Este trabalho é composto por mim e minhas afilhadas Caroline Panizzi, Michele Beltran e Tamara Scottà, no projeto “Adote um Bixo”.
Segundo o texto, o pensamento fornece dois instrumentos: “E se” e ponto de apoio. Sendo que:

E “SE”: é uma maneira de se libertar dos preconceitos que possuímos e criamos, assim, ocorre o desenvolvimento de possibilidades referente ao ato de sonhar, imaginar, inovar ideias, entre outros.


Ponto de apoio: são pensamentos instigantes que favorecem o surgimento de novas ideias. Os motivos não utilizarem a praticidade são: acomodação e criação de hábitos, pergunta “e se” torna-se improvável e por fim, não fomos preparados para usar a imaginação.

2 comentários:

  1. Franciele, no dia a dia escolar, tens exemplos desse tipo de reflexão em tua escola?

    ResponderExcluir
  2. Pablo! Tenho alguns exemplos da minha escola, sendo estes simples, mas que nos ajudam no cotidiano, sendo alguns deles: reuniões mensais para o debate e resolução de temas, juntamente com a abertura de opiniões e posicionamentos, diversidade de materiais para o crescimento profissional (livros, revistas, material pedagógico), apoio em várias situações conturbadas, palestras ou seminários, entre outros. Assim, penso que isso nos desacomoda e ajudam a melhorar a nossa caminhada escolar.

    ResponderExcluir