terça-feira, 31 de maio de 2016

Sentimentos despertados através dos vídeos




Assisti aos vídeos citados na aula de Música e assim, fiquei emocionada com a
beleza, o ritmo, a descontração, o envolvimento, enfim, com aspectos que a música nos 
desperta. 

Lacrime di Giulietta
O vídeo “Lacrime di Giulietta” despertou em mim um sentimento de construção, ritmo, seguido de expectativa a cada nova imagem que se formava.
 Assim, conforme o som ia sendo executada surgia pássaros, casas, flores, formas, chuva, frutos, árvores, entre outros. Tudo isso, juntava-se com a melodia e o ritmo.
Trecho do filme “Som do coração”

Neste trecho do filme notamos os sons do nosso cotidiano, ou seja, da indústria, dos carros, do trem, de animais, de trabalhadores, dos pássaros e a partir disso, o protagonista se transforma um maestro. 
Assim, relacionei com o nosso cotidiano e o quanto não prestamos a atenção com o som a nossa volta. 

A música nos:
  • acalma;
  • anima;
  • recorda momentos e pessoas;
  • cativa;
  • ajuda na auto-estima;
  • e assim, faz parte do nosso dia a dia.


segunda-feira, 30 de maio de 2016

Educar pela pesquisa
imagem retirada da internet
Na disciplina de Seminário Integrador III está sendo trabalhado com os temas pesquisa, trabalho em equipe e formação de perguntas.
A pesquisa é uma forma de contribuir na construção de aprendizagem, formar cidadãos, educar, entre outros. Assim, pesquisar e elaborar são ações que o cérebro faz bem.
No trabalho em equipe temos a construção do conhecimento de maneira coletiva, sendo que muitas vezes, nos abre novos saberes e possibilidades com o olhar do outro. Por outro lado, devemo-nos “regrar”, pois se perde o foco com facilidade, dispersando-se do tema central.

Penso que no cotidiano escolar é muito válido incentivar os alunos a pesquisar e também trabalhar em equipe, visto que, amplia novos conhecimentos, cria o hábito da pesquisa, leitura e escrita, cooperação, entre outros. Assim, o professor media esse trabalho, interagindo e auxiliando o desenvolvimento do mesmo.

sexta-feira, 27 de maio de 2016

LIBRAS

imagem retirada da internet

LIBRAS apresenta todos os níveis de análise de quaisquer outras línguas, ou seja, o nível sintático (estrutura), o nível semântico (significado), o nível morfológico (formação das palavras), o nível fonológico (unidades que constituem uma língua) e o pragmático (contexto).

A linguística é a área que se preocupa com a natureza da linguagem e da comunicação. No Brasil, é possível constatar vários sistemas linguísticos distintos, próprios e naturais, como a língua portuguesa, as diversas línguas indígenas e a língua de sinais. 
Poesia
imagem retirada da internet

Poesia conteúdo poético que podemos encontrar nos poemas, narrativas literárias, crônicas e até em obras de arte que não apresentam texto. Assim,  é uma questão de conteúdo. A poesia pode:
·         Desperta a sensibilidade;
·         Incentiva o prazer para a leitura e a produção;
·         Percepção rica da realidade;
·         Aumenta a familiaridade com diferentes tipos de linguagem, entre outros.

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Poema

Poema retirado da internet

Poema é o texto formalizado em versos, estrofes, ritmo, métrica, sonoridade, etc e assim, precisa ter uma forma. O poema pode:
·         Brincar com as crianças;
·         Aspecto sonoro
·         Utiliza espaços com desenhos, imagens e formas não convencionais;
·         Retrata sentimentos e vivências;
·          Utiliza humor e o contato com o inesperado;
·         Inspiram as composições folclóricas, parlendas , etc.

quarta-feira, 18 de maio de 2016

O Jogo no Contexto Escolar
Através do jogo é manifestado nossas angústias, medos, sofrimentos, relaciona-se com os outros, busca-se a satisfação, entre outros.  Assim, faz parte das ações entre professor e aluno, construindo aprendizagens individualmente ou coletivamente;
Também, sabemos que o ato de brincar ajuda a lidar com a perda, o ato de competir, as frustrações e remete a própria realização pessoal. Com isso, a escola desempenha o papel de favorecer o desenvolvimento psicológico e social da criança, formando indivíduos livres e autônomos na sociedade;
A ludicidade no jogo faz com que a criança aprenda brincando e consequentemente conhece a si, os outros e o mundo em que está inserida.

A partir disso, percebo que o jogo é essencial para o desenvolvimento e convivência das crianças, com os outros e com a sociedade. Digo isso, pois estamos vivendo em um mundo onde é cada vez mais raro as crianças dividirem, aceitarem os colegas, trabalharem em grupo, entre outros, e assim, o jogo possibilita essa interação. 

terça-feira, 17 de maio de 2016

LIBRAS e seus direcionamentos

imagem retirada da internet
Quinta-feira teve aula de LIBRAS e foi um momento muito prazeroso, reflexivo, rico de conhecimentos, quebra de paradigmas, enfim, construtivo.
LIBRAS: Língua Brasileira de Sinais é uma língua completa, ou seja, não é mimica e nem gestos.  Assim, o surdo é um sujeito cultural e linguístico, com características particulares.

Ser surdo é participar de uma comunidade como os outros, pois é apenas ausente de audição, mas possui experiência visual e utiliza a língua de sinais. 

terça-feira, 10 de maio de 2016

E a nossa voz?
Imagem retirada da internet
Na aula de Música realizada na quinta-feira passada, foi evidenciado o cuidado com a voz, os seus inimigos, a posição adequada para falar, entre outros.

Alguns inimigos:
          Cigarro e álcool;
           Irritantes químicos;
           Mau uso;
          Infecções;
           Ressecamento, entre outros.


Cuidados:
            Beber água;
          Respiração correta;
           Alimentação saudável e comer maçã;
           Evitar competir com outros sons;
            Não gritar, etc

Nós, professores, necessitamos cuidar da nossa ferramenta de trabalho: a voz, sendo que ela nos proporciona a expressão. 

Sinceramente, não tinha refletido sobre o tema e também nunca me cuidei, apenas bebia água. Hoje percebo, o quanto é essencial preservar a nossa voz e ficarmos atentos aos sinais que ela demostra.

segunda-feira, 9 de maio de 2016

“Manhê” e a escola

Imagem retirada da internet
Após o Dia das Mães, sendo ontem, nada mais justo escrever da importância da mãe, tanto na escola, família, sociedade, enfim, na formação do indivíduo.
No desenvolvimento da criança a presença e a participação da família, em especial da mãe, é essencial. Digo isso, por parece-me que sempre ocorre uma ligação diferenciada da criança com a mãe, contar ou ler histórias, estimular seu interesse por brinquedos, levá-lo para passear e conhecer lugares, conversar, estimular a linguagem e o diálogo, sempre estar disposta e disponível, enfim, papel fundamental.

No meu cotidiano escolar, vejo nitidamente a presença na mãe, sendo que quem entrega os pequenos geralmente é a mãe, quem liga para saber se está bem é a mãe, quem enche as mochilas de roupa é a mãe, quem responde a agenda é a mãe, enfim, é um ato digno de todos os elogios. 

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Literatura e as diferenças


Nerina a ovelha Negra de Michele Iacocaa é uma história que retrata a presença de uma ovelha de cor diferente (negra) junto com as demais (brancas) e por isso é expulsa pelo rebanho. Após refugiar-se cai nas garras de um lobo faminto que possui um plano para devorar as demais, mas Nerinha avisa e salva o grande grupo, e a partir disso é aceita. 
            O livro é retratado apenas com imagens e sem utilizar palavras, nos faz refletir sobre o preconceito, a aceitação das diferenças, o acolhimento do grupo, o julgamento através das aparências, entre outros.
Assim, a escola precisa mostrar aos seus alunos que o preconceito existe e as formas que ele ocorre, pois muitas vezes, manifesta-se através de piadas, brincadeiras, etc., acarretando assim, marcas para a vida toda.

Sabemos que a Literatura nos impacta, sendo que nos desacomoda, perturba, e nos faz refletir e pensar sobre nossas ações. Trabalharei com a leitura do livro com os meus alunos do Maternal I, (mesmo pensando que as crianças não possui preconceito) com o objetivo de mostrar, pensar nas diferenças, no julgamento, nas aparências, etc., e eles adoraram e interagiram. 

terça-feira, 3 de maio de 2016


A importância do  ato de olhar

Hoje, na sala de aula estava pensando e refletindo sobre a importância do ato de olhar na educação infantil, e consequentemente no desenvolvimento de seres pensantes, dignos e honestos. Assim, defini os dois olhares comuns na minha escola, sendo estes:

    1.    Professora do mesmo tamanho que a criança: assim, favorece o contado direto através do olhar,  estabelece o diálogo que os envolvem;

    
 2.    Professora acima da criança: gera uma postura de vigia, e assim, o educador não se inclui no grupo. Também, não cria um vínculo de confiança e de proximidade.



Através disso, percebo que o correto é ficar no mesmo tamanho da criança e sempre olhar nos olhos. Acredito que pequenas atitudes como esta, reflete no desenvolvimento emocional, intelectual, cognitivo, entre outros da criança. 

segunda-feira, 2 de maio de 2016

 Música e a sala de aula
Imagem retirada da internet

A música sempre fez parte da vida do ser humano, sendo em qualquer parte do mundo ou época.  
Entendo música como uma linguagem que relaciona sensações, sentimentos, reflexões, pensamentos, etc. Assim, nos direciona a atenção, concentração liderança, integração, relaxamento, reflexão, entre tantos outros fatores. No cotidiano escolar, penso que é fundamental a sua utilização, desde a motivação na chegada até no trabalho interdisciplinar.

No texto: “Da fala ao canto”, temos algumas atividades que ajudam o desenvolver da música com o educando, estas vão desde trava-línguas, parlendas, interação entre aluno-professor, ciranda, entre outros.