terça-feira, 20 de junho de 2017

Gestão Democrática
Imagem retirada da internet
Segundo o artigo “INSTÂNCIAS COLEGIADAS: ESPAÇOS DE PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA” de Irene de Fátima Galina, diz que:
1.    Conselho Escolar: membro representativo da Comunidade Escolar e assim, coordena a Gestão da escola, tornando-se um forte aliado.
2.    APMF (Associação dos Pais, Mestres e Funcionários): Tem como principal objetivo promover a integração da escola e sociedade. Também, ajuda no financeiro e estimula o desenvolvimento de atividade com toda a comunidade educativa.
3.     Conselho de Classe: Seus intuitos são avaliar o desenvolvimento dos alunos e dos conteúdos curriculares a partir do PPP, juntamente com a reflexão sobre professor e aluno.
4.    Grêmio Estudantil: Representa os estudantes da escola, as suas vontades e características. Não possuem fins lucrativos.

Pensando nesses quatro itens, a escola em que atuo – EMEI Nostri Bambini, é de vínculo Municipal e possui Conselho Escolar e CPM (Círculo de Pais e Mestres) e não possui Conselho de Classe e Grêmio Estudantil por seu uma Instituição voltada apenas para a Educação Infantil. 

Um comentário:

  1. Oi Franciele,

    A efetiva existência destas instâncias colegiadas proporciona um espaço de gestão democrática que culmina com uma participação mais ativa da família e comunidade nas ações escolares. Ainda que seja educação infantil, é possível fazer um conselho de classe com ou sem a participação dos alunos. Os alunos do maternal e jardim, por exemplo, já tem a possibilidade de contar o que estão aprendendo e o que gostam ou não gostam. No conselho escolar, é possível perceber os diferentes olhares sobre o aluno e conhecer melhor nossos alunos e suas formas de aprender.
    Abraço, Tutora Tais

    ResponderExcluir