quinta-feira, 14 de setembro de 2017

ÉTICA
Imagem retirada da internet
     Robert Henry Srour diz que: "Difícil não é fazer o que é certo, é descobrir o que é certo fazer." Assim, a ética significa o que é bom para o indivíduo e para a sociedade visando o bem-estar de todos.
É uma ação que inicia desde cedo e assim, devemos trabalhar com isso e mostrar que somos responsáveis pelas nossas atitudes. Penso que não adianta reclamarmos dos políticos corruptos, por exemplo, se nós cometemos as “pequenas corrupções”, como furar a fila, não respeitar o local permitido para estacionar (mesmo sendo alguns minutinhos), “tirar o tapete do colega”, não devolver o troco, enfim, tirar vantagem a partir do outro.
Penso que como educadores podemos contribuir primeiramente através do exemplo, pois os alunos são nossos reflexos também. Vejo claramente que na Educação Infantil somos “copiadas” a todo o momento, desde a nossa fala, atitudes, modos de sentar, brincar, entre outros.

Dias atrás uma mãe me relatou que sua filha queria amarrar o moletom na cintura, pois a  profe também amarrava. Eu me identifiquei imediatamente. 

Um comentário:

  1. Olá, Franciele. A ética tem que fazer parte da vida da sociedade, tem que ser buscada diariamente nas pequenas ações. Há um ditado que diz: "o errado continua sendo errado mesmo que todo mundo o faça e o certo continua sendo certo mesmo que ninguém o faça". Somos referência para nossos alunos, como bem você relatou e devemos agir totalmente dentro do que é certo para que essa seja a regra na sociedade que buscamos. Porém, como a escola deve garantir o trabalho desse tema transversal, através de que instrumentos esse trabalho pode ser operacionalizado?

    ResponderExcluir