sábado, 2 de abril de 2016

Outras reflexões sobre a Aula Magna

1.    Utilitarismo: afeta a educação, os bens culturais e as pesquisas científicas.
·         EDUCAÇÃO: as escolas não são empresas e os alunos não são mercadorias, assim, nos remete ao real objetivo das universidades e escolas que é de oportunizar condições para que nos tornemos melhores. Com essa comercialização da educação teremos uma geração sem memória e sujeitos sendo preparados para o trabalho e visando apenas os lucros.
·         BENS CULTURAIS: interesse econômico através das belezas e museus com o objetivo de gerar lucros. Mas os bens culturais? A sua história?  Assim, o professor defende que as belezas não são de propriedade individual e sim de toda a humanidade.

·         PESQUISAS CIENTÍFICAS: percebe-se maior investimento na pesquisa aplicada, pois o progresso da ciência é imediato. Já a pesquisa considerada inútil, é pouco investida, pois nasce sem um objetivo utilitarista. 

3 comentários:

  1. Oi Fran!!! Esses são pontos essenciais para pensarmos a mercantilização da educação e do conhecimento. E o que você pensa sobre essa nova possibilidade dos cursos não terem mais o trabalho de conclusão do curso TCC, pois é nesse momento que podemos fazer pesquisa.

    ResponderExcluir
  2. É toda uma matriz de educação, ensino e cultura que é muito envolvida com a mercantilização...

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Fran!!!
    Penso que o TCC é um momento de grande reflexão e aprendizagem, pois podemos nos aprofundar sobre determinado tema através da pesquisa. Durante “minha trajetória educacional, realizei dois TCCs, sendo direcionado a “Dislexia” e outro como o tema “ Leitura e Literatura na Educação Infantil.
    Assim, penso que a formulação do TCC seja essencial e de suma importância, pois possibilita o avanço tecnológico e cientifico, juntamente com a avaliação do curso e a qualificação do educando.

    ResponderExcluir