terça-feira, 21 de junho de 2016

POEMA: As Borboletas-Vinicius de Morais

Na interdisciplina de Literatura Infanto Juvenil escolhemos um poema e desenvolvemos um plano de aula, sendo que optei por fazer “As Borboletas” de Vinicius de Morais.
Quando iniciei as atividades instigando o conhecimento prévio dos alunos, percebi que ficaram curiosos e empolgados com a proposta. Todos disseram que já tinham visto as borboletas, que gostaria de ter uma em casa e a maioria disse que eram das cores vermelhas e amarelas. Referente ao nome surgiu alguns, sendo: borboletinha, Maria, profe, entre outros.
Contei o poema e conforme ia lendo as cores eles iam mostrando. Também, imitaram as borboletas voando.
Após, iniciamos as atividades de pintura, fazer bolinhas de papel e colagem, sendo que os educandos gostaram de pintar com canetas esferográficas, pois é uma novidade e também, se divertiram em colar as bolinhas de isopor. Notei que o material diverso chama mais a atenções e envolve no bom desempenho.

Como forma de expor a atividade, decoramos o corredor de entrada da sala de aula. Assim, foi apresentado o poema em folhas coloridas e em seu redor as borboletas feitas pelas crianças. Ficou lindo e muito construtivo, pois alunos de outras turmas passavam e ficavam olhando curiosos. Percebi que trabalhar com o poema cativou e construiu novas aprendizagens em todos e assim, a leitura e literatura começam a fazer parte do cotidiano de cada um. Através do lúdico, as crianças dão significado e passa-se a ser prazeroso. 

Um comentário:

  1. Ótima experiência Franciele!

    Por vezes, lemos poemas por prazer, lemos por ler!
    Outras exploramos, didatizamos!
    Toda intencionalidade,
    Tem sua validade!

    Tutor@ Isolete

    ResponderExcluir