quinta-feira, 3 de maio de 2018


            Roda de Conversa

Imagem retirada da internet

A roda de conversa surgiu na turma do Maternal IA, a partir de uma conversa com a pedagoga onde relatei a minha frustração frente a muitos casos de mordidas entre as crianças. Então, inicialmente ela sugeriu em utilizar com o intuito de ouvir as frustrações deles e também de socializar. Segundo Vygotsky a linguagem é um processo pessoal e também social. Assim, todo o ser humano é capaz de desenvolver qualquer língua natural, basta interagir com o meio. Também o autor diz que, o desenvolvimento do indivíduo está totalmente ligado ao processo histórico-social da linguagem. Assim, o sujeito é interativo com o meio e demais pessoas, pois adquire conhecimento com essa troca.
            Geralmente uso essa técnica nas segundas-feiras com a intenção que eles relatem o fizeram no final de semana ou que algo que eles queiram relatar. Também, utilizo para contar e compreender uma história, cantar músicas, reforçar as combinações, fazer o minuto de silêncio e de respiração (uma técnica que acalma muito e de forma rápida), entre outras.  A maioria das vezes, fizemos no chão, com uma delimitação de espaço e em roda. Porém, já fizemos sentados em torno da mesa, mas não deu tão certo, pois ficavam mexendo nas cadeiras e batendo na mesa. A duração da atividade dura 10 minutos e no máximo 15.
Penso que através da roda de conversa os alunos e professoras podem expressar-se e ouvir os demais, juntamente com o assunto e a troca dele, a conversa como modo de comunicação social, as conexões com as vivências, as expressões corporais, etc. Por isso, sempre deixo a conversa fluir livremente e tento não conduzir.

3 comentários:

  1. Olá, Franciele!!!
    Gostei da tua postagem, em como ocorre a socialização entre teus alunos e que a partir destes momentos acaba por fluir uma maior interação entre aluno/professor. Também gosto de fazer está interação entre os meus, mas nestes caso eles são maiores(pré-adolescentes) e são os mais assuntos, o nosso cotidiano fica mais amistoso depois destes momentos de reflexão.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá Jaqueline!!
    Verdade. A roda de conversa colabora bastante na relação aluno e professor.
    Obrigada pela contribuição!
    Abraços

    ResponderExcluir