terça-feira, 7 de maio de 2019


  • 1ª Reflexão

 Postagem 02 de setembro de 2017: “Inclusão”




Hoje inicio as minhas reflexões sobre as postagens referentes aos quatro últimos semestres, sendo que algumas mudanças ocorreram na minha vida. Estou atuando como professora de Língua Portuguesa, na escola Irmão Jerônimo, na cidade de Veranópolis e não mais na Educação Infantil. Por isso, o meu enfoque será tanto no Ensino Fundamental como na Educação Infantil.
Separei a postagem do dia 02 de setembro de 2017, sendo esta referente à inclusão. Nela retrato o vídeo ”História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil” onde é enfocado a luta diária pelos direitos das pessoas com deficiência.
No decorrer da escrita falo dos avanços, a aceitação da família, da escola, da “ falsa inclusão” e finalizo com as seguintes questões e reflexão
“E se pensarmos nas escolas? Será que estamos Incluindo ou Excluindo? Acredito que estamos incluímos na maioria das vezes, porém excluímos, ou seja, na falta de profissionais ou estes despreparados, material de apoio insuficiente ou precário, falta de estrutura física, entre outros.  Cabe uma grande reflexão nisso e também penso que seja um reflexo da nossa sociedade.
Assim sendo, continuo com a mesma opinião e defesa. Agora, trabalhando com o Ensino Fundamental tenho 3 alunos inclusos, sendo que a Escola direciona uma grande atenção a construção de aprendizagens e também de convívio social. Todos possuem monitoras e acompanhamento do grupo de atendimento especializado. Outro fator importante é a disponibilidade em ajudar o professor nas dúvidas, nas atividades adaptadas, no fornecimento de material, entre outros.
Por isso, creio que estamos fazendo literalmente a inclusão, pensando no bem-estar do aluno e da construção do conhecimento junto ao professor. Enfrentamos dificuldades, porém estamos tentando melhorar com o passar do tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário