segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Fotografia como aprendizagem
Imagem retirada na internet
Ao realizar a organização e seleção das fotos do trabalho de Estudos Sociais juntamente com a leitura e reflexão do texto “A fotografia como objeto e recurso de memória” de Adair Felizardo e Etienne Samain penso que a fotografia é uma importante maneira de ativar nossas lembranças, podendo assim, registrar momentos, pessoas, lugares, fatos, enfim, o nosso cotidiano.
Assim, a memória – individual ou coletiva- é uma recriação do que já foi vivenciado, sendo que a lembrança é a essência da memória. A partir disso, acredito que uma memória organizada por fotos, é uma possibilidade de aprendizado, visto que podemos obter dados, costumes, pessoas, entre outros, que podem nos auxiliar na aprendizagem.

A fotografia é uma memória viva e própria, sendo que através dela podemos descobrir nossa tendência, preservar as lembranças, desde momentos e pessoas, fazendo assim, uma referência da nossa história.
No decorrer da seleção das fotos acima, lembrei-me de acontecimentos, alunos, locais, amigos, instituições, entre outros, sendo que, se não houvesse as fotografias provavelmente não recordaria tão precisamente. Segundo o texto, “fotografar é memória” e por isso, registramos para lembrar o tempo pela qual convivemos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário